Gastronomia – Nutrição e exercício: performanceO curso tem como objetivo especializar profissionais das áreas da saúde em Nutrição Aplicada ao Exercício, para atuar junto ao público interessado em aprimorar a saúde e/ou o desempenho esportivo. 

Aborda as diferentes vias de transferência de energia que regulam de maneira integrada o metabolismo no repouso e durante a atividade física, bem como as respostas fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, com enfoque central nas adaptações cardiovasculares, musculoesqueléticas e neuroimunoendócrinas à prática regular de atividade física e os diferentes mecanismos de fadiga.


Carga Horária: 40

Aborda medidas e instrumentos para avaliar a composição corporal, gasto energético em repouso e durante a atividade física, nível de atividade física, consumo alimentar, condicionamento aeróbio, capacidade anaeróbia, força e potência e saúde geral (testes bioquímicos laboratoriais) e qualidade de vida.

Carga Horária: 32

Aborda os impactos biopsicossociais e a fisiopatologia das doenças crônicas e do envelhecimento e os efeitos do exercício físico, da alimentação saudável e da terapia nutricional no tratamento e prevenção das doenças crônicas e senilidade.


Carga Horária: 24

Analisa o planejamento nutricional e o preparo fisiológico para a prática de modalidades extremas, tais como ultramaratona, ciclismo de estrada, corridas de aventura, esporte em altitude e ambientes extremos (ex.: quente e úmido), modalidades de combate que envolvem perda rápida de peso (ex.: mixed-martial arts e jiu-jitsu).


Carga Horária: 32

Aborda e analisa a importância do consumo adequado (via suplementos ou alimentos) de proteínas, carboidratos, antioxidantes e líquidos com o foco na melhora do desempenho esportivo, da adaptação ao treinamento físico e da recuperação ao esforço.


Carga Horária: 32

Analisa a necessidade, a segurança, a eficácia e os mecanismos de ação de recursos ergogênicos nutricionais (ex.: cafeína, creatina, tamponantes, nitratos) e farmacológicos (ex.: esteroides anabolizantes) usados por atletas e praticantes recreacionais de atividade física.


Carga Horária: 32