Gestão: Controladoria e FinançasReunir competências para gerir o levantamento, a mensuração e a análise de dados, transformando-os em informações úteis para a tomada de decisões relacionadas aos recursos financeiros. De um ponto de vista analítico e prático, entender a coordenar ou acompanhar o planejamento econômico, contábil, financeiro e tributário, proporcionando uma formação mais concentrada.

Aborda as características da administração estratégica e as ferramentas que a viabilizam, como o levantamento e a transformação de dados em informação, a construção de cenários e conceitos introdutórios de estratégia. Apresenta as etapas e processos de definição de negócios que envolvem o estabelecimento de objetivos, formulação, implantação e controle de estratégias, visando ao entendimento do valor da informação e o papel dos sistemas de informação para a definição de estratégias e operação do negócio.

Carga Horária: 32

Aborda os principais temas estudados no campo de finanças, com enfoque a análise dos investimentos empreendidos pelas organizações, possibilitando tratar as questões e decisões financeiras com base na moderna teoria financeira.


Carga Horária: 32

Aborda os conceitos básicos de custos voltados para a gestão contábil e estratégica. Apresenta os principais instrumentos de gestão estratégica de custos e avalia os indicadores de desempenho e formação de preços para a otimização do processo decisório.


Carga Horária: 32

Apresenta o conceito de administração financeira, orienta sobre a função dos demonstrativos e sua elaboração, propõe a análise e compara fontes de financiamento e apresenta os principais indicadores econômicos e financeiros. Trata da gestão estratégica de custos, do orçamento de capital, do planejamento financeiro, do capital de giro e do processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira da empresa.


Carga Horária: 40

Introduz o conceito de desenvolvimento sustentável, suas implicações no âmbito do planeta e da vida contemporânea, assim como os atores sociais: Estado, Mercado e Sociedade Civil. Discute o papel das políticas públicas e o papel da iniciativa privada no campo da sustentabilidade. Fundamenta o novo modelo de gestão empresarial lastreado na responsabilidade social corporativa. Expõe os principais instrumentos e indicadores da gestão socialmente responsável orientada para a sustentabilidade. Analisa a importância da gestão orientada para a escuta de seus stakeholders. Examina a governança corporativa articulada ao contexto da sustentabilidade e analisa boas práticas dentro da visão de valor da sociedade. Define o papel das áreas de controladoria e finanças no âmbito da sustentabilidade.


Carga Horária: 32