Gestão: Gestão de SaúdeObjetivo, especializar profissionais para atuarem na gestão de serviços de saúde públicos e privados, contribuindo para a melhoria e profissionalização da área, possibilitar também, que  o gestor desenvolva uma visão estratégica dos serviços a partir de estudos sistemáticos e aprofundados da realidade administrativa do setor e de suas unidades produtivas.

Aborda os conceitos de contabilidade, métodos de custeio, sistemas de pagamento e formas de remuneração utilizada em serviços do setor público, complementar e suplementar, bem como o impacto do uso progressivo dos recursos e dos seus elevados custos sobre as finanças dos sistemas e estabelecimentos de saúde. Discute as potencialidades para o controle dos riscos e para a maximização dos resultados, com vistas a subsidiar a tomada de decisão estratégica a partir da análise e discussão de relatórios financeiros. Problematiza da prática gerencial profissionalizada com foco em resultados econômico-financeiros, considerando o contexto do modo de produção capitalista.

Carga Horária: 40

Aborda a gestão da qualidade nas organizações de saúde e os programas de certificação e acreditação. Discute o uso de ferramentas da qualidade. Problematiza o gerenciamento de riscos sob a perspectiva da Organização Mundial de Saúde. Aborda os conceitos e classificação de riscos, incidentes e eventos, bem como a sua identificação, prevenção e notificação. Contextualiza a temática internacional sobre a segurança do paciente, a fim de promover a gestão e a melhoria contínua nos processos e serviços de saúde e garantir uma assistência de qualidade.


Carga Horária: 24

Discute o valor da informação e problematiza o impacto de sistemas de informação fragmentados e artesanais para a gestão em saúde. Problematiza a incorporação das tecnologias em saúde pelos sistemas e serviços sob a perspectiva das fontes pagadoras e do contexto sócio-político-econômico. Apresenta a avaliação e a prática baseada em evidências como instrumentos imprescindíveis para a tomada de decisão quanto à incorporação tecnológica no setor saúde.

Carga Horária: 32

Discute conceitos básicos de Arquitetura e Hotelaria, aplicados ao contexto da saúde, como elementos para humanização dos ambientes e serviços, bem como diferencial no mercado. Aborda o planejamento físico-funcional e a hotelaria em saúde sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Apresenta as normas legais e regulatórias para a construção, ampliação e reforma de estabelecimentos de saúde. Discute a hospitalidade e a governança dos serviços e as oportunidades relacionadas ao turismo em saúde.


Carga Horária: 24

Apresenta e discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter-relações entre os atores, na perspectiva psicossocial das organizações. Relaciona a cultura das organizações, com as relações de poder, clima organizacional e mediação de conflitos, na perspectiva sócio-política e histórica, para a compreensão da realidade objetiva e subjetiva, na gestão de pessoas. Problematiza os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração para a gestão estratégica de pessoas. Discute o desenvolvimento de competências profissionais frente às mudanças de cenários e contextos. Aborda a gestão do capital intelectual e a aprendizagem organizacional. Discute o mercado de trabalho em saúde e as questões relacionadas à fixação de profissionais. Aborda a qualidade de vida no trabalho e a gestão da diversidade e da inclusão.


Carga Horária: 32

Apresenta o contexto contemporâneo da atenção à saúde no Brasil, abordando os conceitos de rede, necessidades, vigilância e epidemiologia. Discute o conceito, a infraestrutura e a organização dos equipamentos de saúde para a compreensão do sistema de compras, gestão de órteses, próteses, medicamentos e materiais especiais e do rastreamento de medicamentos.


Carga Horária: 32