Gestão: Gestão e Governança da Tecnologia da InformaçãoCurso, desenvolvido em parceria com a IBM, tem o objetivo de formar profissionais especialistas em governança para desenvolver atividades, serviços e tarefas na área de tecnologia da informação (TI), com ampla visão sobre os novos modelos de governança frente às demandas atuais do mercado corporativo.

Apresenta abordagens e ferramentas inerentes à gestão de qualidade e de processos em tecnologia da informação (TI), no contexto da área e da organização. Destaca desafios na implantação de gestão de qualidade total na organização. Explora mapeamentos de processos típicos de TI. Explica tarefas típicas de um escritório de processos, em que a aplicação das ferramentas é praticada por meio da análise de situações.


Carga Horária: 40

Aborda as melhores práticas de gestão no desenvolvimento de sistemas, sejam eles construídos pela própria organização ou por fornecedores externos. Aborda a relevância de atender os requisitos demandados, a qualidade, os custos e os prazos de desenvolvimento e entrega, sob a perspectiva do gestor de tecnologia da informação (TI) e dos gestores de negócio da organização. Apresenta as principais metodologias de desenvolvimento de sistemas, seus conceitos, princípios, técnicas e os frameworks. Trata das estratégias próprias da área de desenvolvimento de sistemas, dos recursos dos frameworks, das demandas dos gestores de negócio e do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, explorando as ferramentas, os controles e seus riscos. 


Carga Horária: 32

Propõe as melhores práticas na gestão de projetos de tecnologia da informação (TI), visando facilitar a organização de seu desenvolvimento, otimizando recursos, minimizando riscos e aumentando a satisfação de todas as partes interessadas. Segue o ciclo de vida de projetos por meio de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento conforme framework Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Suscita problemas inerentes à gestão de projetos e propostas de solução.


Carga Horária: 32

Apresenta e discute melhores práticas em gestão de serviços de tecnologia da informação (TI), com a intenção de otimizar a sua estruturação e investigar viabilidades operacionais e financeiras, agregando qualidade do ponto de vista de clientes, gestores e colaboradores da organização. Trata de assuntos centrais da gestão de serviços como o ciclo de vida de serviços de TI, Service Level Agreement (SLAs), gestão de mudanças e o tratamento de incidentes e problemas sem perder de vista as normas e frameworks aplicáveis.

Carga Horária: 32

Apresenta conceitos e práticas comuns na gestão financeira, visando à sua aplicação eficiente na área de gestão de tecnologia da informação (TI), proporcionando melhor controle e beneficiando a organização, do ponto de vista da alta gestão. Propõe técnicas eficientes de classificação e monitoramento financeiro bem como de avaliação de retorno com a finalidade de fortalecer o alinhamento estratégico da área de TI.


Carga Horária: 32

Introduz os conceitos de governança corporativa e governança de tecnologia da informação (TI), apresentando sua abrangência na organização. Aborda a integração dos objetivos estratégicos corporativos aos de TI. Apresenta uma visão geral da gestão de governança em TI, enfatizando a convergência interdisciplinar que caracteriza essa área. Expõe diversos frameworks e temas atuais, tais como Big Data, Business Intelligence (BI), Internet das Coisas (IoT) e Business Analytics.


Carga Horária: 40

Apresenta uma visão geral dos conceitos e princípios sobre segurança da informação, visando à sua aplicação na gestão corporativa e seus controles internos. Propõe a minimização dos riscos operacionais e financeiros no contexto da tecnologia da informação (TI), do ponto de vista dos gestores da organização. Explora as normas Organização Internacional de Normalização (isso) sobre segurança da informação e apresenta as técnicas de avaliação de riscos e vulnerabilidade, os controles de segurança, bem como os métodos e as políticas de segurança da informação. Aborda os aspectos relevantes dos métodos de continuidade de negócio e contingência da área de TI.


Carga Horária: 32