Gestão: Seguros e Previdência PrivadaO objetivo é especializar profissionais de seguros para a melhoria na gestão de produtos segmento de seguros e previdência e atuar no desenvolvimento de novos produtos, construindo competências nessas áreas, a partir de sólido conhecimento da legislação que regulamenta o setor, primando pela transparência na relação com os clientes e com visão sistêmica do mercado.

Apresenta conceitos essenciais de marketing e sua importância para as organizações. Aborda aspectos de comunicação e relacionamento com o cliente no mercado segurador e previdenciário, objetivando promover a confiabilidade no produto por meio da transparência e na ampla divulgação de suas características.


Carga Horária: 32

Define princípios e conceitos básicos de seguros e as respectivas distinções entre os produtos ofertados no mercado. Contextualiza o setor de seguros no Sistema Financeiro Nacional, o setor de seguros privados, os órgãos normativos e supervisores. Esclarece as relações do setor de seguro com a economia.


Carga Horária: 32

Estuda a matemática financeira, a estatística, a probabilidade, a variável aleatória, as técnicas de amostragem e os métodos de financiamento. Propõe o uso de ferramentas estatísticas na negociação de contratos e serviços de seguro e previdência privada. Aborda as análises e as atualizações de dados de carteiras de seguros e de previdência privada, por meio de avaliação atuarial. Discute o conceito das tábuas de mortalidade e de sobrevivência, os tipos de pagamentos dos benefícios, a avaliação gerencial do risco e a estratégia da precificação.


Carga Horária: 32

Apresenta e analisa o sistema de resseguros considerando a necessidade das seguradoras em reduzir a responsabilidade mediante ao risco. Aborda avaliações sobre a complexidade da operação de resseguro, criando condições para facilitação do processo. 


Carga Horária: 32

Avalia fraudes em seguros e previdência, bem como causas e consequências na precificação dos produtos. Apresenta práticas para prevenção das fraudes na contratação dos seguros e na análise dos sinistros


Carga Horária: 24

Explica a estrutura dos planos de previdência complementar estudando sua importância, origem, modalidades e regulamentação. Aborda a previdência complementar como um importante produto, comparando-o à previdência social pública. Apresenta e analisa a previdência complementar das entidades abertas e fechadas, as opções de perfil de investimento e o regime de tributação. Proporciona a visão analítica a respeito do sistema de previdência privada e social.


Carga Horária: 40

Apresenta o conceito e os tipos de riscos. Discute estratégias para o gerenciamento dos riscos nas seguradoras e entidades de previdência privada. Avalia e estuda os processos de controles internos das seguradoras e previdenciárias conforme as normas das agências reguladoras: Susep e Previc. 


Carga Horária: 32